Notícias

FEIRINHA DE COMPRA E VENDA DOS ALUNOS DO 4º ANO

Para aprofundar os conceitos envolvendo o sistema de numeração decimal, os alunos dos 4º ano realizam uma feirinha de compra e venda de produtos.

Durante o ano, os alunos do 4º ano trabalharam em diversos momentos com valores envolvendo o sistema monetário brasileiro. Com estas atividades, eles tiveram a oportunidade de conhecer e manusear cédulas e moedas do nosso sistema monetário, bem como realizar problemas envolvendo soma de valores, subtração, multiplicação e troco além de, interpretar informações contidas na escrita de um número e progredir na análise do valor posicional dos algarismos, explorar os agrupamentos e aprender a utilizar o dinheiro de forma consciente: comprar, pagar e conferir o troco. 

A culminância do trabalho aconteceu no dia 09 de novembro com a realização de uma feirinha de compra e venda de mercadorias. Durante o evento, as famílias puderam comprar alimentos (frutas, verduras, legumes) nas barracas e os atendentes eram as próprias crianças. 

Foi uma experiência muito rica e valiosa em que os alunos puderam sistematizar e ampliar os conhecimentos sobre o sistema monetário brasileiro de forma prática, bem como, utilizar o cálculo e o uso de valores aproximados para resolver situações de compra e venda, contribuindo assim, para o desenvolvimento do raciocínio lógico combinatório e estimativo.

O trabalho foi muito prazeroso e trouxe muitos conhecimentos.

 

 

 

Alda Aparecida Rodrigues Marques

Coordenadora Pedagógica – 4º ano 

 

Este álbum não existe ou não está publicado.