Notícias

ALUNOS DO 9º ANO ESCREVEM CADERNO DE MEMÓRIAS

Os alunos do 9º ano escreveram acerca do que é valioso e significativo para cada um deles, fizeram registros por meio de fotos, poemas, músicas, imagens, desenhos, frases, relatos e depoimentos de amigos e familiares...

“Deus nos colocou no mundo para os outros.”

 Dom Bosco

 

“A nossa vida só tem sentido quando somos Jesus na vida do outro.”

Pe. Fábio de Melo

Dom Bosco e padre Fábio de Melo têm, em comum, a missão de viver e propagar o evangelho, a Boa Nova de Jesus. São contundentes ao afirmarem que o sentido da vida está em viver o amor e no amor de Deus, a partir do amor ao próximo. Amor esse que se traduz em gestos e pensamentos voltados para o bem comum, em uma prática diária fundamentada em princípios éticos, ligados a justiça,promoção da dignidade e valorização de vida.

Quando falamos do sentido da vida dentro de uma perspectiva religiosa, encontramos clareza sobre o seu significado, todavia, o sentido da vida é uma questão crucial que perpassa a vida humana em diferentes instâncias, portanto, apresenta uma infinidade de respostas. É um questionamento inerente ao ser humano. Tratar do sentido é desejar compreender qual o significado do ser e do fazer humanos. É fazer uma hermenêutica do nosso ser, estar e agir no mundo. Todo projeto autêntico de vida deve ser confrontado com a questão do sentido. Simbolicamente, sem acertar as contas com o sentido da vida, o ser humano se perceberá como um “barco à deriva em meio a um mar revolto”. O sentido da vida pode ser causas sociais, políticas, culturais, religiosas e pessoais.

O campo do sentido da vida pode diferenciar, por motivações pessoais e de outras ordens, de acordo com cada período da vida. Partindo desse pressuposto e em consonância com a temática abordada pelo MDD (Material Didático Digital) da Rede Salesiana no capítulo 9 - Existe uma verdade que orienta a vida?, capítulo 10 - Existe um sentido para a vida? E capítulo 11 - Deus se preocupa com a vida humana?.

O presente projeto foi pensado com intuito de conduzir os alunos do 9º ano a uma reflexão crítica sobre as diferentes respostas para tais questionamentos e ao mesmo tempo despertar nos alunos uma autorreflexão sobre o sentido da sua própria existência, sobre suas motivações, esperanças, desejos, olhares e sentimentos.

A escrita de um caderno de memórias surgiu na contramão dos recursos tecnológicos e buscou resgatar o uso de um recurso, por muitos jovens esquecido, o hábito de escrever, registrar momentos significativos, ideias, sentimentos e crenças em um caderno pessoal. Isso mesmo!!! Os alunos do 9º ano escreveram acerca do que é valioso e significativo para cada um deles, fizeram registros por meio de fotos, poemas, músicas, imagens, desenhos, frases, relatos e depoimentos de amigos e familiares... do que para eles é o sentido de vida, ou melhor, o que lhes propicia sentido ao seu existir.

O trabalho ficou lindo!

Confira algumas fotos.

 

Educadora Daniela Tomazini

 

 

ALUNOS DO 9º ANO ESCREVEM CADERNO DE MEMÓRIAS (4 Fotos)