De modo geral, o conceito de regionalização pode ser entendido como a divisão de um território em partes menores de acordo com suas características comuns ou semelhantes. Quando falamos sobre esse conceito e aplicamos ao Estado brasileiro, tem-se como regionalização mais conhecida a realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na década de 1970, que sofreu algumas adaptações ao longo dos anos. Nessa regionalização, divide-se o Brasil em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Aprende-se ao longo do 7º ano que essa regionalização não é a única que temos no Brasil, ou seja, temos outras, feitas por outros estudiosos, que escolheram seus próprios critérios.

Uma das mais conhecidas é chamada de “Os Quatro Brasis”, divisão realizada pelos geógrafos e professores Milton Santos e Maria Laura Silveira. Nessa proposta se leva em consideração os avanços tecnológicos e informacionais presentes nas atividades econômicas, comerciais, financeiras, industrial e agropecuárias existentes no território brasileiro. A partir da adoção desses parâmetros, divide-se o Brasil em quatro grandes regiões, são elas: região amazônica, centro-oeste, nordeste e concentrada (Material Didático Digital – MDD 7° ano – Edebe, 2015).

O número de regiões criadas pelos geógrafos citados se iguala à quantidade de sétimos anos existentes no Instituto Teresa Valsé. Decidiu-se então, em conjunto com os professores do Ensino Fundamental II, que lecionam na série em questão, que cada turma ficaria responsável por uma região, devendo o estudante pesquisar e desenvolver trabalhos que explorassem as características de sua região.

A cargo dos professores de Geografia (Carlos Felipe Nardin) e História (Ana Flávia Ribeiro Santana), ficou a responsabilidade de auxiliar os alunos em pesquisas ligadas ao folclore de cada região. A atividade se divide em três etapas: 1) Pesquisa em casa sobre as lendas da região; 2) elaboração de um desenho que represente sua lenda e 3) um texto explicativo sobre a lenda folclórica escolhida.

O foco do trabalho é resgatar, em um mundo dominado por culturas estrangeiras advindas de países principalmente desenvolvidos, as características culturais das regiões brasileiras, criando com o aluno maior proximidade e possível manutenção dessas em tempos futuros.

Abaixo, algumas imagens acerca dos trabalhos realizados pelos alunos.

Os trabalhos, iniciados no dia 12/09/2016, serão expostos no momento filosófico, marcado para o dia 23/09/2016, sexta-feira.

 

 

Autor da reportagem – Carlos Felipe Nardin (Professor de Geografia)