Partindo da necessidade de aperfeiçoar a leitura e a escrita por meio dos diversos gêneros textuais, elaboramos um projeto de incentivo à leitura e à escrita utilizando os textos de uso social, dando importância à realidade na qual o aluno está inserido.
Acreditamos que essa proposta levará os alunos a produzir e analisar eventos linguísticos, orais ou escritos, e identificar as características de cada gênero, permitindo-lhes elaborar esquemas de interação com outras pessoas, pois além de saber ler e escrever é preciso entender as práticas da leitura e da escrita que circulam na sociedade para ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, apontando-lhes inúmeras formas de participação social.

De acordo com essas ideias, surgiu o projeto "Texto e Contexto!", que pretende vivenciar com os alunos do 2º ao 5º ano diferentes gêneros textuais para levá-los a conhecer todos  os  tipos de  textos  que  circulam  socialmente. Salientamos também que os  Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa afirmam que para formar  um  leitor  ou escritor competente, supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também  o que  não  está escrito, identificando  elementos  implícitos; que  estabeleça relações entre o texto que lê e outros já lidos e que  produza um discurso sabendo selecionar o gênero no qual  seu  discurso  se  realizará,  escolhendo  aquele que  for  apropriado  a seus objetivos  e à circunstância enunciativa em questão.

Nesse sentido, é importante apresentar aos alunos uma multiplicidade de textos (contos, HQ – histórias em quadrinhos, notícias, cartas, receitas, poemas e outros) para que eles desenvolvam não somente competências para ler e escrever, mas sobretudo ajudá-los a conceber a leitura e a escrita na perspectiva de gêneros textuais, entendendo sua funcionalidade.

 

Professora: Neide Melo.