O capítulo “Luz, Câmera, Ação!”, do livro de Língua Portuguesa da Edebê, realiza um trabalho com os roteiros. Além das explicações sobre este gênero textual que serve de base para a produção de outro texto, seja ele um filme ou uma peça teatral, o livro propõe a análise de um fragmento do roteiro do filme O ano em que meus pais saíram de férias, do diretor Cao Hamburger.

Para atribuir significado a esta análise, há uma contextualização do período histórico apresentado no filme, a Ditadura Militar no Brasil e os alunos, anteriormente, conversaram com seus familiares e fizeram pesquisas a respeito dessa época.

Após realizar as atividades propostas pelo livro, participaram de uma sessão cinema para assistir ao filme, com direito a guloseimas e descontração.

Na sequência, foi realizada uma roda de conversa sobre o conteúdo, o contexto histórico abordado e as impressões das crianças, formando uma espécie de “colcha de retalhos” com os conhecimentos sobre o assunto. Elas expressaram suas opiniões, as informações trazidas de casa, as impressões obtidas com o filme e leituras realizadas. 

Foram momentos de descobertas, respeito a opiniões divergentes e conhecimento do período histórico marcado pela Ditadura no Brasil, nos quais as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e aprender sobre um assunto complexo, porém, com abordagem permitida para a idade delas.

 Tatiane Cristini da Silva.