Primeiramente, trabalhamos com reportagens em sala de aula, observando que o jornal serve para informar, anunciar, comunicar, denunciar situações, dentre outras. Vimos que o jornal é dividido em várias sessões, como Economia, Política, Cultura, Esporte, Turismo, Classificados, Coluna Social, Entretenimento, dentre outras.

Para finalizar esse momento, com uma proposta interdisciplinar envolvendo duas áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Ciências Humanas e da Natureza, foi proposto que cada criança pesquisasse uma reportagem sobre seu bairro ou sua cidade e trouxesse para compartilhar com os colegas.

Os objetivos com esse trabalho foram desenvolver habilidades de leitura e de escrita; explorar o portador de texto: jornal; reconhecer a estrutura de gêneros textuais como reportagem; reconhecer a estrutura de uma reportagem; produzir textos e desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala dos colegas. 

As crianças trouxeram suas reportagens e, no primeiro momento, compartilharam com os colegas nos pequenos grupos. Juntos, cada grupo decidiu qual notícia iriam apresentar ao grupo maior (toda classe). Depois das apresentações, juntos, pensamos em soluções possíveis aos problemas que apareceram em algumas reportagens.

Esse trabalho proporcionou às crianças situações em que puderam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita, bem como compreender a função social da escrita e da leitura em nosso cotidiano.

Educadora Índira Vogel