Em uma conversainformal foi lançada a proposta aos alunos do 1º ano B, do Colégio Cema – Brasília:
“Imaginem que vocês foram convidados para uma grande viagem. Nessa viagem imaginária, vocês podem desbravar os oceanos, percorrer a superfície terrestre ou investigar o universo.
Escolham um lugar que vocês queiram conhecer, saber mais e explorar. Desenvolvam um modelo de transporte, convencional ou não para chegar ao seu destino. Imaginem, criem, inventem concretizem e façam uma boa viagem!”
Todo trabalho teria um roteiro a ser seguido e que deveria ser registrado com fotos e relatos escritos, passo a passo no Diário de Bordo.
A escolha do destino foi por meio de votação. Por vários motivos, o destino escolhido foi AMAZÔNIA. Os alunos optaram inicialmente, por construir um avião.
Para saber mais sobre a Amazônia, assistiram vídeos, pesquisaram, consultaram mapas,etc. Surgiu assim, a ideia de que precisariam explorar o Rio Negro, sim o Rio Negro, pois descobriram que uma grande quantidade de botos vive nas águas desse rio e ir à Amazônia e não conhecer o boto rosa, não dá! E a decisão de construir um meio de transporte não se resumiu em um. As crianças decidiram que além do avião, precisariam de um barco. Então resolveram construir um protótipo de um “avião e um barco”, utilizando alguns materiais recicláveis fornecidos com esta proposta e outros que acharam interessantes e necessários.
Levantaram hipóteses, pesquisaram na internet, desenharam o projeto dos meios de transporte, construíram os protótipos, realizaram e avaliaram os testes para verificar se os mesmos atendiam às expectativas do projeto inicial.
Após alguns sucessos e decepções, algumas modificações precisaram ser realizadas, novos testes foram feitos e tudo acabou dando certo. Com os primeiros testes, os alunos começaram a discutir qual seria a melhor maneira de levar o barco na viagem. Acharam complicado levar o barco dentro do avião, afinal eles foram feitos sob medida, para os 12 alunos e a professora, é claro!
As ideias começaram a surgir e chegaram à conclusão de unir, acoplar o barco ao avião. Ou seja, nosso meio de transporte seria dois em um.
Mais um desafio a ser resolvido, mas para essa turma isso não é problema, pois poderíamos inventar um meio de transporte não convencional!
Eis que surge a ideia de um Aviarco!
Realizamos as mudanças necessárias para melhorar o funcionamento do novo protótipo. Foi acrescentado ao avião um “bagageiro” com imãs super resistentes e recicláveis para fixar o barco. Após as alterações, todos ficaram satisfeitos com o resultado final.
Foram dias de total envolvimento de todos os alunos e da professora do 1º ano B. O resultado final foi muito além do material, concreto, palpável e visível. O imaginário, o sonho, o encantamento nos fizeram querer entrar no barquinho e voar no avião. Nos tornamos nesses dias, pesquisadores, inventores, engenheiros, construtores, cartógrafos, mecânicos, sonhadores...
Diante da expectativa da nossa incrível viagem pelo Rio Negro, na Amazônia, o prêmio veio apenas acrescentar mais um detalhe (muito bom, é claro!) em um trabalho que foi super gratificante!
Nossos agradecimentos à editora Edebê !
Que venham mais propostas como esta! Os nossos “Nautas’ do Cema estão ansiosos por novos desafios.
Quando voltarmos da nossa viagem, mostraremos o nosso novo diário de bordo e vocês ficarão por dentro da nossa grande aventura pelas águas do Rio Negro, mas isso... ah, isso é outra história.
Professora Walkíria Sampaio