Entre os dias 8 e 23 de setembro de 2025, irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e leigos que partilham da missão salesiana participaram do Projeto Mornese em Língua Portuguesa, uma experiência formativa que os levou às fontes do carisma salesiano. A itinerância incluiu Roma, Turim, Mornese e Nizza, e buscou atualizar as intuições do XXIV Capítulo Geral, favorecendo uma vivência concreta da espiritualidade e da missão salesiana no mundo atual.
A Inspetoria Madre Mazzarello-BMM marcou presença neste momento especial com a participação de:
- Ir. Dircione da Glória Amorim, Animadora da Casa Provincial e Coordenadora Inspetorial de Ação Social (Belo Horizonte-MG);
- Anna Luisa Ferreira, Coordenadora de Pastoral do CENSA (Campos dos Goytacazes-RJ)
- Ana Paula Martins Gerino, Diretora Pedagógica do Instituto Teresa Valsé (Uberlândia-MG)
- Marina Alves Costa Ferreira, Diretora Pedagógica do ENSA (Ponte Nova-MG)
- Viviane Caldas Farias dos Santos, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais no Colégio Laura Vicunha (Campos dos Goytacazes-RJ)
Antes mesmo do início do Projeto, no dia 7 de setembro, o grupo participou de um momento histórico e profundamente especial para a Igreja: a canonização dos santos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis. A celebração, acompanhada com grande alegria, foi marcada também pela oportunidade de ver de pertinho o Papa Leão XIV, cuja espiritualidade e proximidade emocionaram os presentes.
A ligação de ambos os novos santos com o carisma salesiano foi fortemente evidenciada. Pier Giorgio Frassati encarnou o espírito proposto por Dom Bosco de “razão, religião e bondade”, traduzido no acompanhamento aos jovens com amizade, formação integral e delicadeza. Sua formação com o salesiano Cojazzi, o engajamento com a juventude, a atenção constante aos mais frágeis e seu incansável testemunho cristão fizeram dele um exemplo vivo desse modelo educativo. Já Carlo Acutis tornou-se referência atual às novas gerações, lembrando a “antecipação afetiva” de Dom Bosco: estar ao lado dos jovens, orientá-los com razão, religião e bondade, e ajudá-los a encontrar sentido e amizade em Cristo.
Por dentro do Carisma
O Projeto Mornese é uma atividade realizada no Âmbito da Formação, que tem como Conselheira a Ir. Nilza Fátima de Moraes. A atividade tem Coordenação da Ir. Janete e como animadoras a Ir. Monaliza, Ir. Cláudia e Ir. Antoniele. Como prioridade, destacou-se a redescoberta de uma identidade salesiana sólida, enraizada em Cristo, alimentada pela formação permanente e traduzida em testemunho coerente.
Essa vivência pôde ser sentida nas palavras dos participantes. Anna Luisa Ferreira, Coordenadora de Pastoral do CENSA (Campos dos Goytacazes-RJ), afirmou que a peregrinação foi “uma experiência profundamente transformadora, pois cada lugar visitado, de Valdocco a Mornese, revelou a força viva do carisma que nasceu do coração de Dom Bosco e de Madre Mazzarello”. Para ela, a herança desses fundadores “não foi apenas memória, mas um convite atual a viver com fé, esperança e dedicação o sonho de educar e evangelizar os jovens”.
Outro ponto de destaque foi a vivência da sinodalidade missionária no estilo do Sistema Preventivo, marcada pela corresponsabilidade, discernimento comunitário e abertura a uma missão sempre em saída. Nesse contexto, o compromisso com a Ecologia Integral também esteve presente, entendido como eixo educativo que dialoga diretamente com os desafios da juventude e da sociedade.
A espiritualidade do cuidado, tão presente em Madre Mazzarello, foi reinterpretada como espiritualidade ecológica: oração e contemplação que se transformaram em gestos concretos de atenção à criação e aos mais vulneráveis. Essa perspectiva iluminou ainda a importância da qualidade da presença, que se expressa no estar com os jovens, escutá-los, acolhê-los e caminhar ao lado deles.
Viviane Caldas Farias dos Santos, Coordenadora Pedagógica do Colégio Laura Vicunha (Campos dos Goytacazes-RJ), também destacou que “o Projeto Mornese foi uma vivência incrível, uma oportunidade de aprofundar a fé e experienciar de perto a história de vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello”. Para ela, a experiência deixou o desejo de “voltar irradiando esse amor salesiano a toda juventude”.
De forma semelhante, Marina Alves Costa Ferreira, Diretora Pedagógica do ENSA (Ponte Nova-MG), relatou que “cada etapa visitada a tocou de maneira especial e a fortaleceu interiormente”. Segundo ela, a viagem foi mais do que um percurso formativo: “foi uma vivência espiritual e carismática, que ajudou a aprofundar a escuta atenta e a refletir sobre a própria caminhada de fé e missão educativa”.
O Projeto também reforçou a centralidade do acompanhamento como estilo de presença que sustenta processos pessoais e comunitários. Essa dimensão foi sublinhada pela irmã Dircione Amorim, Animadora da Casa Provincial e Coordenadora Inspetorial de Ação Social, que expressou gratidão pela oportunidade. “Gratidão a Deus pela vocação! Gratidão por aprofundar as raízes do carisma salesiano! Gratidão pela oportunidade de visitar os lugares onde Dom Bosco e Madre Mazzarello viveram seu chamado, seu SIM e missão, como casa onde nasceram, campo de missão, Igreja de N. S. Auxiliadora, Valponasca, Roverno... Além das lembranças trazidas na mala, trouxe comigo na memória e no coração o desejo e propósito de continuar, com alegria e resiliência, a missão de 'tornar Jesus conhecido e Amado' (MM), para que os jovens se tornem ‘bons cristãos e honestos cidadãos’ (DB).”
A dimensão educativa da missão também foi ressaltada por Ana Paula Martins Gerino, Diretora Pedagógica do Instituto Teresa Valsé (Uberlândia-MG), que descreveu o Projeto como “um reencontro com o sentido profundo do carisma salesiano”. Para ela, estar mais próxima dos fundadores ajudou a ressignificar o cotidiano escolar: “descobri que a verdadeira alegria está em viver o Evangelho no serviço aos outros, estando atenta ao grito dos jovens e respondendo com esperança”.
Um dos momentos mais significativos aconteceu no dia 10 de setembro, na Casa Sagrado Coração, em Roma, quando os participantes foram recebidos pela Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. Durante a tradicional “Boa Noite” salesiana, dirigida aos 34 participantes do projeto, provenientes do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal, entre eles 20 leigos, a Madre convidou todos a viverem a experiência de Mornese e Valdocco com o coração aberto. Confiou às intercessões de Maria Domingas Mazzarello e Maria Auxiliadora as intenções pessoais, familiares e missionárias dos presentes e recordou a figura de suor Maria Troncatti, que será canonizada em outubro, como exemplo de “mãe, missionária e artesã da paz e da reconciliação”.
A Madre destacou ainda a educação como instrumento fundamental para a paz, encorajando cada participante a assumir essa missão em seu próprio contexto. Ao final do encontro, cada Inspetoria entregou à Superiora símbolos de sua terra, gesto retribuído com uma imagem de Suor Maria Troncatti.
Assim, o encontro não se limitou a uma formação pontual. Foi um verdadeiro chamado à renovação da missão salesiana, fortalecendo irmãs e leigos na convicção de que o carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello continua atual e fecundo, especialmente quando vivido em comunhão e em diálogo com os desafios do tempo presente.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.