Notícias

FÓRUM SALESIANO PELO PACTO EDUCATIVO GLOBAL

Chamado do Papa Francisco para que todos priorizem uma educação humanista e solidária.

O Instituto Teresa Valsé participou ativamente do FÓRUM SALESIANO PELO PACTO EDUCATIVO GLOBAL, que aconteceu nos dias 17 e 18 de junho de 2021. O Pacto Educativo Global é um chamado do próprio Papa Francisco para que todas as pessoas, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária.

No FÓRUM, nossos alunos, educadores, gestores e pastoral se comprometeram com a construção de uma educação ativa, alicerçada em princípios humanistas e em prol das futuras gerações. O FÓRUM promoveu grandes debates e reflexões, focando a importância da educação como um ato de esperança, cidadania e transformação social.

Nossos alunos, líderes natos, promoveram em coletividade com outros estudantes, por meio da educomunicação, ações que possibilitaram ampliação das reflexões sobre as responsabilidades em assumir os compromissos estruturantes do Pacto Educativo Global, ou seja:

  • Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo;
  • Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos;
  • Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução;
  • Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador;
  • Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados;
  • Encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso;
  • Guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos.

               

Na carta encíclica Laudato si’, o Papa Francisco nos lembra que: “a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” (n. 215). Portanto, guiando-se pela encíclica do Papa, fica clara a urgência nas mudanças de atitude, isto é, mudanças em prol de uma educação integral, solidária e inclusiva, desenvolvendo processos de diálogos construtivos, privilegiando a unidade dos saberes e a emancipação dos alunos.

 

Prof. Douglas Roberto da Silva - Ensino Religioso Ensino Médio

FÓRUM SALESIANO PELO PACTO EDUCATIVO GLOBAL (6 Fotos)