Notícias

BIOMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE

Alunos do 7º ano participaram de aulão interdisciplinar de Ciências e Geografia.

Na última segunda feira, 13/09, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, tiveram uma aula interdisciplinar com os componentes curriculares de Ciências e Geografia, sobre “Biomas brasileiros, seus impactos e possiblidades”.

A aula foi intermediada pelos professores Carlos Felipe Nardin e Jacqueline Maria Borges e teve como objetivo mostrar aos alunos que o conhecimento é dialogado entre as várias áreas do conhecimento tentando, assim, criar no aluno uma consciência e respeito por todo o saber, além de explorar um assunto atual e que impactará suas vidas a curto, médio e longo prazo.

Buscando abarcar o convite feito pelo Papa Francisco, a atividade também procurou contribuir na formação de uma nova juventude, mais empática e com desejo de transformação. Durante a explanação, os professores exploraram os principais impactos que ocorreram e ocorrem sobre os biomas brasileiros, como:

  • Desertificação
  • Desmatamento
  • Queimadas
  • Expansão da agropecuária
  • Morte da fauna e da flora

Ao final da aula houve uma discussão sobre os temas Preservação x Conservação, buscando, assim, trazer a ideia de sustentabilidade, pela qual a exploração do meio se faz necessária. No entanto, esse mesmo meio possui um limite que, quando atingido, acelera fenômenos como o aquecimento global e a intensificação do efeito, além de contribuir na proliferação de doenças.

A presente atividade é parte de uma sequência de aulas planejadas, com a finalidade de discutir com os alunos sobre ações concretas que busquem contribuir para um mundo mais sustentável.

 

Carlos Felipe Nardin - Professor de Geografia

Jacqueline Maria Borges - Professora de Ciências

BIOMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE (8 Fotos)