Notícias

COMPARTILHANDO DESCOBERTAS

Alunos do 4º ano D realizaram experiências e pesquisas sobre a Era das invenções.

As aulas invertidas ou flipped classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, transmitindo conhecimento a um grupo de estudantes, são eles que trarão para a aula suas observações e ideias sobre o tema proposto a partir de um estudo prévio. O estudante torna, portanto, figura ativa no processo de aprendizagem, e o professor deixa de ser apenas um expositor da matéria e passa a ser o tutor ou condutor desse processo dinâmico de aquisição da aprendizagem.

Durante os estudos de História sobre a Era das invenções, as crianças começaram com muitas perguntas que as inquietam: De onde vêm? Como é feito isso? Por que foi criado? Por quem? Quem é Albert Einstein?

A partir dos questionamentos, gerou-se muita curiosidade. Então, as próprias crianças deram a ideia de realizarem pesquisas e experiências para compartilharem com a turma.

Aproveitando essa oportunidade de estimular e encantar os alunos a conhecerem e experimentarem como é bom aprender, agendamos as apresentações de acordo com o tempo de finalização do estudo.

Foram realizadas muitas experiências e pesquisas que nos encantaram a cada resultado. Muitas apresentações colocaram em prática os estudos de Ciências e Robótica.

Aprendemos sobre as descobertas dos cientistas Isaac Newton e Oswaldo Cruz, vimos experimentos envolvendo mudança de cor, eletricidade estática, refração da luz, transformações da matéria, tensão superficial, pressão atmosférica, reações químicas e misturas heterogêneas e homogêneas, além de aprendermos o funcionamento de uma máquina que libera doces e curiosidades sobre os golfinhos, espaço e futebol.

Concluímos que todas as descobertas feitas foram e ainda são importantes para a humanidade. Transformaram e transformam a vida das pessoas, mas, para que isso aconteça, devemos usar nossa inteligência para buscar o conhecimento e aplicá-lo de forma segura para fazer o bem.

Foi enriquecedora cada troca de conhecimento!

 

Educadora Daniela Santos Nunes

4º ano D/2021

COMPARTILHANDO DESCOBERTAS (5 Fotos)