As Aulas Invertidas ou Flipped Classroom, como o próprio nome sugere, propõem inverter a metodologia tradicional de ensino. Em vez de o professor expor o conteúdo, ensinando para um grupo de estudantes, eles estudam o conteúdo em casa antes mesmo de ter o primeiro contato com o assunto em sala de aula.
Dessa forma, na escola, podem explorar o tema a partir de momentos de roda de conversa e fóruns nos quais cada um dos alunos mostra o que aprendeu e dá suas contribuições em relação ao tema, com apresentação oral, anotações no caderno, slides, cartazes, maquetes dentre outros.
Assim, o estudante torna-se figura ativa no processo de aprendizagem, ao debater sobre os assuntos tratados, analisando os pontos que não ficaram claros durante o estudo preliminar.
Uma das propostas de trabalho do 3º ano, utilizando o recurso das aulas invertidas, foi realizada por meio de roteiros de estudos, nos quais propomos à classe o estudo dos capítulos O espaço Urbano e O espaço Rural, do livro didático de Geografia. Em seguida, realizamos o momento para discussão em sala de aula, no qual cada um dos alunos relatou o que aprendeu utilizando os recursos de sua preferência.
A cada etapa de trabalho utilizando esse recurso, é possível perceber o quanto os alunos estão se interagindo mais com os estudos, buscando novas formas de apresentar tudo o que tem aprendido, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
Confira as fotos!
Educadora Glicia Oliveira
3º ano A