Notícias

ACOLHIDA EM HOMENAGEM AOS 150 ANOS DE FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DAS FILHAS DE MARIA AUXILIADORA

A acolhida em homenagem às Irmãs Salesianas do Instituto Teresa Valsé fez o dia delas feliz! Homenagem e gratidão merecidas.

Nesse dia, pela manhã, as Irmãs foram acolhidas na portaria central e, junto delas, estava Maria, que caminha nesta casa. Dom Bosco dizia que cada Filha de Maria Auxiliadora deveria ser monumento vivo em homenagem a Maria Auxiliadora, que tudo fez e conduziu a sua obra.

As irmãs foram até o ginásio e, com carinho, receberam a acolhida dos alunos, que formaram um corredor para elas passarem. Ao entrarem solenemente no ginásio, foram recepcionadas por alunos e educadores. A acolhida da manhã fez as irmãs recordarem de símbolos importantes que remetem à história vivida por Santa Maria Domingas Mazzarello, cofundadora da obra salesiana, a janelinha de Valponasca, onde fervorosamente Madre Mazzarello rezava avistando a torre da Igreja. Na Eucaristia, ela ia cada vez mais se apaixonando por Jesus. Depois, com a fundação do Instituto por São João Bosco, as irmãs, em volta de um poço, representam o símbolo de uma vida simples e alegre das primeiras irmãs e vivida em profundidade com intensa dedicação à oração e muito amor pela missão.

Durante a acolhida, as irmãs recordaram e ouviram falas de Madre Mazzarello e de Dom Bosco, feitas por meio de uma entrevista, na qual, educadores caracterizados foram entrevistados por alunos, relembrando as origens da fundação.

Madre Mazzarello, desde criança, já sentia um forte chamado à santidade. Seu SIM a Deus foi dado e, no dia 05 de agosto de 1872, São João Bosco fundou, com Madre Mazzarello e mais onze irmãs, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Desse dia em diante, a obra salesiana só foi crescendo e se espalhou por todos os continentes e, por isso, hoje, temos em Uberlândia a nossa escola. As irmãs recordaram e visitaram algumas de suas missões representadas por alguns alunos e educadores, escolas, obras sociais, universidades, missionárias na Amazônia e na África.

Na Acolhida, as irmãs foram convidadas a renovarem o SIM, compromisso que têm com as crianças, adolescentes e jovens. Em seguida, para encerrar, uma aluna do Ensino Médio proclamou o Evangelho da videira, Jo 15,1-8 e, em seguida, a Diretora Ana Paula conduziu um momento de reflexão e oração, convidando todos a serem como a videira, ligados em Jesus, recebendo seus ensinamentos. Ao final, a diretora conduziu um momento de oração, rezando a oração de Santa Maria Domingas Mazzarello. Logo após, as irmãs cantaram o Hino do Instituto: Óh qual Sorte!

Após o café da manhã, as irmãs participaram de uma Celebração Eucarística com alguns representantes dos alunos, bem como de educadores e equipe gestora, celebrando e agradecendo a Deus por essa obra salesiana. No final, elas ganharam presentes que as farão lembrar desse dia especial.

Na acolhida do turno da tarde, os alunos as receberam com alegria, cantaram as músicas “Como pode o peixe vivo” e “Alecrim dourado”. Uma linda poesia de gratidão foi lida para as irmãs. Foi um momento de muito carinho dedicado a cada uma delas. Irmã Ana Maria cantou a música “A janelinha”, trazendo à memória a janelinha de Valponasca, símbolo significativo na vida de uma salesiana.

Luciana Santos, Orientadora Educacional, contou a história do alecrim para os alunos e as irmãs. Cada uma delas recebeu um ramalhete de alecrim. E, para encerrar, as irmãs, alunos e educadores receberam um balão e, no pátio, se divertiram e brincaram. Foi muita festa e alegria para todos, um dia que ficará guardado na memória e no coração das irmãs e dos alunos que com elas convivem no dia a dia escolar.

 

Sandra Ferreira Carrijo da Silva

P/ Equipe de Pastoral

ACOLHIDA EM HOMENAGEM AOS 150 ANOS DAS FMA (102 Fotos)