Nossa História

Escola salesiana de tradição e com a força de constantes inovações ITV rumo aos 60 anos da qualificada e carismática educação salesiana em Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Nosso Instituto Irmã Teresa Valsé Pantellini, carinhosamente denominado pelos alunos por ITV,foi criado pela congregação religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Inspetoria Madre Mazzarello de Belo Horizonte-MG, sob o comando da provincial Madre Palmira Ghisoni, atendendo à solicitação do Bispo de Uberlândia, Sua Exa. Dom Alexandre do Amaral.

Aos 19 de fevereiro de 1959, no quase despovoado bairro Operário de Uberlândia, num dos quarteirões da Avenida Brasil, na “Chácara Dr. Argemiro” – propriedade do Sr. Cícero de Oliveira Diniz, a qual possuía duas marcantes mangueiras, envolta por pássaros, o Senhor lança os fundamentos da primeira casa das FMA no próspero Triângulo Mineiro.

Na ocasião, Padre Mário Forestan, diretor do Ginásio Cristo Rei (dos salesianos) e o Sr. Cícero Diniz recebem as Irmãs Salesianas: Catarina Muratore, ecônoma inspetorial; Rita Vieira, diretora; Cornélia Alves; Lídia Alves; Leila Resende e Jussy Azevedo.

Com uma missa festiva no dia 1º de março, a entrega solene do terreno doado pelo Sr. Joaquim Barbosa e irmãos às irmãs salesianas, marca o início de uma obra que traria ao povo uberlandense uma escola de excelência que “educa evangelizando e evangeliza educando”.

O início do ano letivo de nossa abençoada casa salesiana em Uberlândia dá-se na chácara doada no dia 03 de março, oferecendo à comunidade o curso primário, com 40 alunas, como extensão do Ginásio Cristo Rei para o atendimento das meninas.

Após 4 anos de atuação, em 23 de março de 1964, irmãs e alunas deixam definitivamente esse espaço. Embora inacabado, o novo ambiente educativo já oferecia condições para o crescimento da nova instituição. E um ano mais tarde, em 1965, o Ginásio Cristo Rei é desligado do colégio salesiano.

O Instituto Irmã Teresa Valsé Pantellini obtém uma autorização preliminar da Inspetoria Seccional de Uberaba, tendo a aprovação definitiva pela Portaria 08 de 30/07/1971 – MEC. É a escola que tem por princípio “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Nos anos de 1974 a 1977, funciona também o ensino de 2º grau reconhecido pelas Res. CEF-723/74 de 17/05/1974. O prédio atual é inaugurado em 19/03/1963. Em 28/06/1995, o sonhado e moderno Ginásio Poliesportivo, construído na gestão da Diretora Irmã Eliane de Carvalho Ribeiro, oportuniza aos alunos um novo espaço de festividades, práticas desportivas, celebrações e muita alegria, característica fundamental da pedagogia salesiana.

Em 1999, o curso de Educação Infantil passou a funcionar na extinta Obra Social São José. Cuidadosamente reformado para atender às necessidades dos pequeninos, o ITV inaugura novos ambientes lúdicos, significativos e alegres.

A Biblioteca Monteiro Lobato passa a funcionar com instalações modernas no anexo ao Ginásio, com acessibilidade e espaços infantil e juvenil, além da configuração de estudos em grupo e individual, sala multimídia, computadores para pesquisas e grande acervo de obras nos dois espaços.

Em 2017, na gestão da Diretora Irmã Sílvia Fonseca, inaugura-se a restauração do Laboratório Científico e Tecnológico, com estrutura necessária para oferecer todo o suporte de materiais, instrumentais, tecnologia de ponta e recursos audiovisuais que as aulas de todas as ciências necessitam.

Em 2019, comemoram-se os 60 anos de existência, oferecendo à comunidade uberlandense os cursos: Educação Infantil, do Maternal à Pré-alfabetização; Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Ensino Médio de 1ª a 3ª série.