Quem Somos

 

 

O Instituto Teresa Valsé é uma Escola Católica, aberta, na qual se privilegia a experiência de vida, pela vivência do espírito de família, que é o oxigênio da Filosofia Salesiana. Colabora na formação de pessoas abertas ao transcendente, capazes de dar sempre um novo significado à própria existência e ao mundo. Oferece condições para que as pessoas desenvolvam a criatividade e o senso crítico, a abertura e a flexibilidade. Ajuda-as a serem sujeitos capazes de ressignificar sua experiência pessoal e social e a transformar as informações em conhecimento e os conhecimentos em sabedoria.

Como escola salesiana, educa em parceria com a família, numa atitude de corresponsabilidade, em vista do projeto comum de construção de uma sociedade participativa e solidária.

Nossa visão educativa vincula-se aos princípios evangélicos, no estilo da Filosofia Salesiana/FMA. Fundamenta-se na centralidade da pessoa humana, em sua totalidade de energia cósmica e espiritual de sua corporeidade.

Em relação ao seu acontecimento fundante, contextualiza-se o desenvolvimento da pessoa humana:

      • promovida a uma dignidade: emergência da consciência, da liberdade e do amor.
      • chamada à transcendência: construção do ser em plenitude, no exercício cotidiano da liberdade, frente aos desafios existenciais.
      • vocacionada à felicidade: busca / construção do sentido para a própria existência e para seu contexto social.


Essa visão da Filosofia Salesiana traduz-se nos pilares propostos por Dom Bosco: Razão, Religião e “Amorevolezza”.

      • A RAZÃO, no sentido de criar e garantir, num relacionamento dialógico, a autonomia intelectual da pessoa que conhece e assume as “razões” daquilo que estuda e vivência.
      • A RELIGIÃO, como abertura ao sentido radical da existência e prática dos valores evangélicos, em atitude ecumênica e dialógica.
      • A “AMOREVOLEZZA”, como clima educativo de confiança, compreensão, alegria e amor, que favoreça o relacionamento educador-educando e estimule o crescimento pessoal e a elaboração de um Projeto de Vida.


Nossa visão de educação implica considerar a pessoa como sujeito, integrada em seu contexto, comprometida historicamente com ele. Desafiada pela realidade, responde-lhe de maneira original e criativa e sua resposta modifica não só a realidade, como também a si própria.

A Escola Salesiana/FMA configura-se como espaço de construção e de ampliação do conhecimento, onde se relacionam cooperação e desenvolvimento intelectual e sócio-afetivo; espaço de aquisição de conceitos, procedimentos, habilidades e atitudes vitais.

 

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS

 

O ITV faz parte da Rede Salesiana Brasil de Escolas que prioriza o Ensino contextualizado, interdisciplinar, educando para um mundo complexo e incerto. O contexto de exigências ajuda-nos a passar por um processo de mudança, adotando um material didático-digital desafiador e promissor de novos caminhos, oferecendo ao aluno um ensino contextualizado alinhado com seus interesses e suas habilidades digitais.

O ITV faz parte do Polo BH, um centro de conexão com a Rede Salesiana Brasil de Escolas, a maior rede católica das Américas.