Projetos Interdisciplinares Ensino Fundamental I

A Feira dos Imigrantes é um projeto realizado pelos alunos do 5º ano e tem como principal objetivo compartilhar com as famílias um dos temas estudados nas aulas de Ciências Humanas e da Natureza. Os alunos mostram a formação do povo brasileiro a partir da contribuição dos imigrantes. Para mostrar a diversidade do Brasil, é realizada uma exposição de objetos, apresentações artísticas e ainda há uma degustação de pratos típicos dos povos que ajudaram a formar o país que conhecemos hoje.

O Projeto Ciranda Literária é realizado em todas as turmas do Ensino Fundamental I e objetiva reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, bem como transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.

O projeto realizado pelos alunos do 4º ano chamado de “Feiralândia” apresenta aos familiares o trabalho realizado durante o ano na disciplina de Matemática. Este projeto busca aprofundar, sistematizar e ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário, bem como incentivar o cálculo mental e o uso de valores aproximados para resolver situações envolvendo quantias em dinheiro. Além de proporcionar aos alunos a vivência de experiências práticas, este projeto busca desenvolver habilidades cognitivas que desenvolvem o raciocínio lógico combinatório e de estimativas.

O Sarau Literário é um projeto desenvolvido pelos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I e tem como principal objetivo explorar os diversos gêneros textuais estudados durante o ano. Através deste projeto, os alunos são convidados a mergulhar no mundo da leitura, da brincadeira e da imaginação.

O Projeto Xadrez é realizado pelos alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental I que durante todo o ano praticam este jogo. Aprender a jogar xadrez traz vários benefícios para as crianças, já que o jogo estimula diversas habilidades como a concentração, a lógica, a formulação de estratégias e a criatividade.

As turmas do Ensino Fundamental I realizam anualmente o Projeto Texto e Contexto, criado para trabalhar a leitura e a escrita através dos diversos gêneros textuais. É um projeto de incentivo à leitura e a escrita que faz uso de textos de uso social dando importância a realidade em que o aluno está inserido. Essa proposta leva os alunos a produzirem e analisarem eventos linguísticos, orais ou escritos, e identificarem as características de cada gênero, permitindo -lhes elaborar esquemas de interação com outras pessoas , pois além de saber ler e escrever é preciso entender as práticas da leitura e da escrita, que circulam na sociedade para ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, apontando-lhes inúmeras formas de participação social.

O Projeto Desafio na Matemática desenvolvido pelos alunos do 2º ao 5º ano enfatiza a importância de jogos e curiosidades como metodologia de ensino nas aulas de matemática. O uso dessa metodologia tem como finalidade fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse dos mesmos. O uso de jogos e desafios pode ser utilizado para introduzir, amadurecer e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados.

A Manhã Divertida das mães e dos pais é um projeto que anualmente é realizado pelas equipes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e tem como principal objetivo comemorar o dia das mães e dos pais de forma divertida e acolhedora. As famílias são convidadas a passarem uma manhã na escola na companhia das crianças, educadores e demais funcionários da escola. Além de proporcionar diversão, este projeto contribui para a aproximação da escola com as famílias construindo laços importantes para o desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos.