Projetos Interdisciplinares Ensino Fundamental II

Atividade Sociocultural – 6º ano

A atividade sociocultural do 6º ano – Eu, promotor da paz – englobou apresentações e reflexões que buscaram perceber a importância da promoção da paz no mundo, que dependem das atitudes de cada um de nós.

O objetivo desse projeto, além de trabalhar junto aos alunos o tema da campanha da Fraternidade: “Fraternidade e superação da violência”, foi apresentar aos pais algumas das atividades e projetos desenvolvidos ao longo desse ano: Sustentabilidade, Brasão da família, Construção e análise de gráficos, sólidos geométricos, Literatura, etc.

As apresentações artístico-culturais envolveram as diversas áreas do conhecimento e línguas materna e estrangeiras e também uma reflexão séria sobre a importância da família enquanto incentivadora e promotora da paz.

Atividade Sociocultural – 7º ano

Essa atividade contou com apresentações artístico-culturais envolvendo diversas áreas do conhecimento e Línguas materna e estrangeiras.

Os alunos oportunizaram a todos uma rica viagem pela história, mostraram o que existe de africano no Brasil e contaram coisas da África que ainda são pouco conhecidas entre nós.

A intenção do projeto foi apresentar, a partir do tema da campanha da Fraternidade: “Fraternidade e superação da violência”, a força dessa cultura africana em nosso país, levando a reflexão sobre a discriminação racial, valorizando a diversidade étnica e valores de respeito, tolerância e solidariedade.

Atividade Sociocultural – 8º ano

O objetivo desse projeto foi apresentar as atividades e projetos interdisciplinares que foram trabalhados durante o ano letivo. Dentre eles estavam: jogos matemáticos, células animais feitas em biscuit, linhas do tempo e jornais históricos, charges e trabalhos referentes à guerra fria, poemas sobre moral e ética, marcadores de livros produzidos em Língua Inglesa e, além disso, a 11ª edição da Revista Digital ITVeja.

Os alunos desse segmento, durante o decorrer do ano, trabalham os gêneros jornalísticos nas aulas de Língua Portuguesa e aplicaram os seus conhecimentos, produzindo textos para a Revista Digital anual ITVeja.

Na revista, aparecem notícias de diversas atividades que aconteceram na sala de aula, projetos interdisciplinares, assim como, eventos, viagens e festas promovidas pelo colégio.

A produção da ITVeja acontece anualmente e é um importante projeto do 8º ano por apresentar o resultado prático das aulas de Redação e ser um registro especial do ano letivo dos alunos. A Revista ITVeja acaba por registrar a história da escola e os projetos desenvolvidos anualmente.

Atividade Sociocultural – 9º ano

O tema estudado e trabalhado nesse projeto foi o Empoderamento Feminino e a importância da participação da mulher para um mundo mais igualitário e justo.

A reflexão junto a esses alunos foi sobre a importância de “empoderar-se” no sentido mais pleno de autonomia e habilidades em prol de um projeto de vida humano-cristão.

Esse projeto pedagógico foi feito com muita responsabilidade, por meio de pesquisas, discussões em sala de aula, trabalhos confeccionados em todas as disciplinas, e o mais importante: construção de conhecimento, objetivando promover o debate acerca do papel da mulher na sociedade e suas conquistas por igualdade nas diversas áreas do conhecimento e convívio social ao longo do tempo.