As crianças do Infantil 2 participaram de uma experiência culinária cheia de significados: a produção do pão da amizade. A proposta de colaboração entre as crianças e os adultos presentes permitiu vivenciar valores importantes, como amizade, trabalho em equipe e respeito mútuo.
Primeiramente, a receita foi apresentada às crianças por meio de uma leitura que explicou os ingredientes e o modo de preparo. Na cozinha, tivemos a oportunidade de conhecer os ingredientes, as quantidades e as medidas necessárias. Iniciamos o preparo com as crianças colocando a mão na massa. Cada uma teve a chance de adicionar um ingrediente à vasilha, misturar, observar o processo e até enrolar a massa, o que gerou grande entusiasmo.
Durante o preparo, as crianças também se dedicaram a observar as transformações que aconteciam com a massa. Elas ficaram fascinadas ao ver o crescimento da massa à medida que fermentava. A mudança no volume e a textura mais macia despertaram curiosidade e geraram muitas perguntas, proporcionando uma verdadeira aula de ciências em um contexto prático.
A receita foi gentilmente compartilhada por uma família convidada, que mostrou todo o processo com carinho. Quando as famílias se envolvem nas atividades escolares, elas contribuem significativamente para o aprendizado das crianças, enriquecendo o processo educativo com experiências reais e afetivas. Esse vínculo fortalece a confiança entre as crianças, os educadores e as famílias, favorecendo o desenvolvimento integral dos pequenos.
Ao final, quando o pão ficou pronto, a alegria de todos foi visível. Mais do que o sabor do alimento, ficou o sabor da amizade e do compartilhamento. Esse momento de união e cooperação é algo que, com certeza, as crianças levarão consigo, lembrando que a verdadeira receita da amizade é feita de gestos de carinho e colaboração.
A proposta vivenciada teve como objetivo, além de ensinar uma receita simples e divertida, trabalhar conceitos importantes da Educação Infantil, como matemática (medição de ingredientes e noções de quantidade), linguagem (leitura da receita e comunicação durante o processo) e ciências (observação das transformações no preparo do pão). A culinária, como ferramenta pedagógica, estimula a curiosidade, o desenvolvimento sensorial e o trabalho coletivo, promovendo hábitos alimentares saudáveis e o fortalecimento de vínculos afetivos entre as crianças.
Professora Kamila Alves de Queiroz
📸 Fotos: Hellen, Kamila, Leticia e Mariah