No ENSINO FUNDAMENTAL I do Instituto Teresa Valsé, as crianças são envolvidas em um processo de aprendizagem que vai além da aquisição de conhecimento acadêmico. Elas aprendem de forma significativa, conectando o que estudam à realidade em que vivem, o que as torna mais preparadas para enfrentar os desafios da vida. Além disso, a convivência intensa nesse período escolar permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Baseado na filosofia salesiana, que promove o desenvolvimento integral do ser humano, o ensino é voltado para a formação de valores, atitudes e virtudes que permeiam todas as dimensões da vida das crianças. Isso inclui o cuidado com o próximo, o fortalecimento dos laços comunitários e a construção de uma relação de respeito e fé com Deus.
As práticas e vivências inovadoras desempenham um papel central nessa educação. Elas não apenas estimulam a curiosidade e a criatividade, mas também preparam as crianças para se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Ao vivenciarem experiências diversificadas, que vão desde projetos interdisciplinares até atividades práticas que envolvem tecnologia e criatividade, as crianças desenvolvem competências como a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de pensar de maneira crítica e inovadora, e de comunicar suas ideias de forma clara e eficaz.
Essas práticas estão alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incluem:
- Conhecimento: Apropriação de saberes em diferentes áreas do conhecimento, aplicando-os em situações diversas.
- Pensamento Científico, Crítico e Criativo: Desenvolver o pensamento crítico e criativo para investigar, propor soluções e tomar decisões.
- Repertório Cultural: Valorizar a diversidade cultural e compreender o papel das expressões artísticas e culturais na construção da identidade.
- Comunicação: Utilizar diferentes linguagens, incluindo a digital, para se expressar e compartilhar ideias.
- Empatia e Cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo e o trabalho colaborativo, respeitando as diferenças e promovendo o bem comum.
- Autoconhecimento e Autocuidado: Conhecer-se melhor e cuidar de si, gerindo emoções e lidando com desafios.
- Responsabilidade e Cidadania: Agir com responsabilidade, ética e comprometimento, visando o bem-estar coletivo e a sustentabilidade.
Por meio dessas experiências inovadoras, as crianças também se preparam para sua inserção na vida social e profissional de forma consciente e ativa. Elas não apenas absorvem informações, mas se tornam criadoras e partilhadoras de conhecimento, prontas para contribuir positivamente em suas comunidades e no mundo ao seu redor.
Esse processo educativo, embasado na filosofia salesiana e nas diretrizes da BNCC, visa formar crianças que compreendam o valor da vida em todas as suas dimensões – consigo mesmas, com o outro e com Deus –, construindo, assim, um futuro mais justo, humano e pleno.
- Participação e destaque nas Olimpíadas Nacionais (OBA e OBMEP)
- Visitas Técnicas Pedagógico-Culturais
- PROERD – Parceria com a Polícia Militar
- Plano de Estudos quinzenal
- Aula semanal na Biblioteca Monteiro Lobato
- Aula de Apoio Pedagógico
- Acolhidas
- Momentos de Espiritualidade e Formação
- Robótica Educacional – Zoom Education
- Programa Intensivo de Inglês Cambridge
- Aulas práticas no Jardim do Amanhã (horta)
- Palestras contextualizadas
- Encontros de Formação
- Semana Literária
- Sarau Literário
- Mostra Pedagógica
- Manhã Divertida para as Mães/Família
- Manhã Divertida para os Pais/Família
- Festa de Maria
- Festa da Família
- Copa Mirim
- Participação em Concursos Literários
- Torneio Interno de Robótica – TBR
- Jardim do Amanhã – Horta do ITV
- Laboratório de Robótica
- Laboratório Científico e Tecnológico
- Biblioteca
- Recanto – Espaço recreativo e pedagógico
- Cozinha experimental
- Ateliê de Artes
- Ginásio e Quadras
- Auditório
- Escolinhas de futebol, vôlei, handebol e basquete
- Balé e Jazz
- Karatê
- Musicalização
- Articulação da Criança Salesiana
- Contraturno (Educação em tempo integral)