Aqui, no Instituto Teresa Valsé, acreditamos que o ensino da segunda língua, no caso, o inglês, proporciona ao aluno a oportunidade de expor suas ideias em contextos acadêmicos e sociais.
Nossa proposta é de escola brasileira para alunos brasileiros que serão alfabetizados em português, mas poderão ter um inglês competente para se comunicar com o mundo em qualquer assunto.
A evolução gradativa da proposta bilíngue, que se inicia na Educação Infantil, levará o Instituto Teresa Valsé a um patamar no qual a maioria das atividades será desenvolvida em ambos os idiomas, em que algumas disciplinas serão oferecidas exclusivamente em língua inglesa após o aluno chegar a um nível de proficiência adequado.
Na Educação Infantil
O objetivo é o de desenvolver a capacidade comunicativa do aluno, explorando os sons fonéticos da língua inglesa de maneira divertida e lúdica, com ênfase nas habilidades de ouvir e falar. A intenção é a de sensibilizar o aprendiz de que existem sons diferentes ao se comunicar em contextos semelhantes ao da língua materna.
No Ensino Fundamental I
Nesta etapa, o aluno deve se expressar oralmente, na leitura e escrita, em diferentes situações comunicativas. É necessário empregar a variedade linguística adequada, tais como a pronúncia, o ritmo e a entonação com base na compreensão das funções sociocomunicativas dos mais variados gêneros textuais (impresso e virtual). O trabalho aqui é intensificado por meio de projetos interdisciplinares dentro da abordagem CLIL e também no treinamento para a certificação internacional de Cambridge.
Parceria Cambridge
Nosso Programa Bilíngue, além da abordagem CLIL, oferece um ensino com padrão internacional em que os alunos serão preparados para a Certificação Internacional de Cambridge de acordo com o Quadro Comum Europeu (CEFR), utilizado como parâmetro internacional para classificar diferentes níveis de proficiência em inglês.
O material didático utilizado no Programa Bilíngue apresenta abordagem integrada com diversas áreas do conhecimento e também contempla atividades estruturadas nos moldes da certificação internacional nos quais o inglês é aprendido de forma natural, contextualizada e lúdica.