Telefone: (34) 3228-6500
https://rede-salesiana-mg.i10bibliotecas.com.br/
ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE UTILIZAÇÃO
A alegação de desconhecimento das normas de uso e empréstimo da Biblioteca não serve como justificativa em casos de não observância dos direitos e deveres por parte dos usuários.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
De 2ª a 6ª feira das 7h às 12h e das 13h às 17h25min.
BIBLIOTECA NA NUVEM
Toda o acervo da biblioteca está automatizado e na nuvem. Sendo assim, o usuário pode fazer consultas por autor, título e assunto diretamente no link:
https://rede-salesiana-mg.i10bibliotecas.com.br/ sem a necessidade de efetuar login.
CADASTRO
Alunos com matrícula ativa estarão automaticamente cadastros no Sistema de bibliotecas ITV.
Pais e familiares deverão efetuar o cadastro no setor de circulação – Balcão de atendimento.
INATIVAÇÃO DO CADASTRO
Os usuários que perderem o vínculo institucional ativo e ou efetivo terão seus cadastros inativados, automaticamente, com a emissão do documento "Nada Consta" solicitado pelo usuário.
Para emissão do "Nada Consta", o SISBI/ITV dispõe do prazo máximo de um dia útil após a solicitação.
EMPRÉSTIMO DOMICILIAR
Exclusivo para membros do Instituto Teresa Valsé (alunos com matrícula ativa e familiares que realizarem o cadastro no setor de circulação, professores e demais funcionários) por um prazo de sete dias corridos, excluindo-se os recessos e feriados e renovável por mais 7 (sete) dias.
TIPOS DE EMPRÉSTIMOS:
Para usuários: alunos e familiares, professores e demais funcionários
Usuários |
|
Categorias de usuários |
Livros |
Docente |
07 |
Discente e familiares |
03 |
Colaborador |
03 |
*(Livros e multimeios podem ser emprestados simultaneamente, desde que não exceda o número máximo permitido, incluindo todos os tipos de empréstimo) por categoria de usuário e tipo de documento.
ATENÇÃO, TODAS AS CATEGORIAS DE USUÁRIOS!
- Exemplares número 1 disponíveis somente para consulta interna.
RENOVAÇÃO, RESERVA E DEVOLUÇÃO DE OBRAS EMPRESTADAS
Na inoperabilidade do sistema de gerenciamento da biblioteca, as transações e procedimentos referentes a empréstimo, renovação e devolução ficarão suspensos e não haverá cobrança de multa neste período.
A renovação pode ser realizada na biblioteca, ou via internet e para esse fim o usuário deverá acessar o link https://rede-salesiana-mg.i10bibliotecas.com.br/ e fazer o login, de preferência um dia antes ou até a data de vencimento.
- No balcão de empréstimo da Biblioteca.
OBS.: Na impossibilidade de realizar a renovação pessoalmente o usuário pode entrar em contato pelo e-mail: biblioteca@teresavalse.com.br ou por telefone: (34) 3228-6500 e solicitar a renovação.
A renovação não estará disponível quando:
- o material estiver reservado;
- o usuário exceder o limite de renovações (1 vez);
- houver débito em nome do usuário;
- o usuário estiver com itens em atraso;
- o usuário estiver com o cadastro expirado;
- o usuário estiver concluindo o curso.
RESERVA
A reserva tem prioridade sobre a renovação.
A reserva poderá ser realizada na biblioteca diretamente no balcão de atendimento – Setor de circulação ou por meio do link https://rede-salesiana-mg.i10bibliotecas.com.br/.
Não pode ser reservado:
Obra que a biblioteca possua apenas um exemplar (Exemplar único – somente para consulta interna).
Após a devolução, a obra fica à disposição do interessado no Setor de Empréstimo/ Circulação por um prazo de 24h, para atender à solicitação de reserva.
DEVOLUÇÃO
O material informacional emprestado deverá ser entregue nos prazos previstos ou quando solicitado diretamente no balcão de atendimento – Setor de circulação.
MULTA POR ATRASO NA DEVOLUÇÃO
O usuário que não devolver a obra no prazo estabelecido ficará sujeito à multa estipulada de acordo com o regulamento interno da biblioteca.
A multa é cobrada considerando os dias úteis, quando os prazos (dia e/ou hora para devolução) deixarem de ser obedecidos.
Empréstimo padrão: R$0,50 (cinquenta centavos) por atraso na devolução (por obra e por dia de atraso);
Empréstimo especial: R$1,00 (Um real) por atraso na devolução (por obra e por dia de atraso).
Quando a multa exceder o valor de R$ 10,00 o usuário pode optar pela doação de itens (livros ou gibis) a biblioteca.
Importante: só serão aceitos para fins de perdão de multa a doação de itens que não contenham nenhum tipo de avaria (rasgos, sinais de rabiscos, folhas soltas...).
PERDAS OU DANOS
No caso de perdas ou danos de material da Biblioteca (livros que foram molhados, rabiscados, recortados, entre outros), o usuário é responsável pela reposição ou substituição por outro igual ou de igual valor e interesse da Biblioteca. O usuário deve ainda, comunicar imediatamente à biblioteca o dano causado ou a perda do material, para paralisação da multa e início do processo de reposição, sendo assim será concedido ao usuário o prazo de 30 (trinta) dias após avaliação do Bibliotecário. Passando do prazo estabelecido, será cobrada multa (de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso na devolução) do período excedente. A reposição do material não isenta o pagamento da multa por atraso (se houver, até a data da notificação). Para fazer a notificação, o usuário deve dirigir-se ao Setor de Circulação.
PERMANÊNCIA NAS DEPENDÊNCIAS DA BIBLIOTECA
Quem pode utilizar os materiais bibliográficos do acervo?
Toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e familiares com cadastro ativo).
Como utilizar?
- Nosso acervo é de livre acesso, ou seja, qualquer usuário do Instituto Teresa Valsé tem total liberdade de consultar os diferentes materiais bibliográficos disponíveis nas estantes, desde que observe/respeite as normas da Biblioteca.
- A bibliotecas possui área específica para estudo individual e em grupo, sendo que, na área destinada a estudo individual, o silêncio é imperativo, e não é permitido sentar-se em dupla e nem alterar o leiaute dos ambientes (mudar mesas e cadeiras de seu local).
- O setor de circulação estará disponível para eventos culturais promovidos pela instituição desde que se faça o agendamento antecipado com o funcionário da biblioteca, bem como para estudo e pesquisas em grupo desenvolvidos pelos professores observando o agendamento prévio.
- Os terminais de pesquisa (computadores) estarão disponíveis aos usuários para tais fins, realização de atividades e trabalhos escolares.
Não serão permitidos o uso destes terminais para acesso a redes sociais e jogos de internet.
- Os terminais estarão disponíveis ainda, para acesso a biblioteca na nuvem.
O usuário deve comunicar imediatamente à biblioteca a perda do equipamento, para paralisação da multa e início do processo de reposição, sendo assim será concedido ao usuário o prazo de 30 (trinta) dias após avaliação do Bibliotecário de Seleção ou Suporte de Informática, sobre a causa do dano, para reparo ou reposição do material informacional ou equipamento.
As medidas acima adotadas são fundamentais para a preservação e ampliação do tempo de vida útil do nosso acervo que é patrimônio de toda a Comunidade escolar, sendo assim, contamos com a compreensão e a colaboração de todos!
Para acessar o portal da biblioteca CLIQUE AQUI