Notícias

UMA PARÓDIA PARA A QUARENTENA

Estudantes dos quintos anos aprofundaram o conhecimento sobre paródia na disciplina de Língua Portuguesa e fizeram do aprendizado um momento muito divertido.

Em quase seis meses de estudo remoto, um dos maiores desafios encontrados pelos professores é o de manter os estudantes motivados e interessados nas aulas. Os alunos, que antes ocupavam as cadeiras das salas de aula diariamente, agora se esforçam para aprender na modalidade de ensino a distância. E essa foi uma transformação desafiadora não só para os estudantes, mas também para os professores. Pensando nisso, o professor sempre busca maneiras de incentivar seu aluno e mostrar que o aprendizado é muito interessante e pode ser também divertido.

No início do segundo trimestre, na disciplina de Língua Portuguesa, começamos a estudar o gênero textual Paródia. Os estudantes aprenderam que paródia não é somente uma recriação de uma música, mas também de uma obra literária, teatral ou plástica conhecida, preservando sua estrutura, mas modificando seu sentido, às vezes, em tom de humor ou crítica.

O livro de Língua Portuguesa trouxe, de maneira lúdica, o aprendizado significativo do tema Paródia, propondo aos alunos que fizessem uma paródia sobre um tema escolhido. Os estudantes do 5° ano C escolheram fazer uma paródia musical, alguns pontuaram que a música é uma forte aliada neste momento de isolamento social.

Eles se esforçaram muito e fizeram belíssimas recriações, apresentando-as durante as aulas on-line. O tema mais falado nas produções foi sobre o período que estamos vivendo, a pandemia de Covid-19. Demonstraram o quanto aprenderam sobre o gênero e sobre o momento atual em que estão vivendo, expondo seus sentimentos e tornando o conhecimento mais significativo e interessante.

 

A turma do 5° C registrou esse momento. Confira...

 

Artur Damião Montes fez uma paródia da música Sossego, do cantor Tim Maia e tocou ao vivo para seus colegas e professora.

“Ora Bolas, não me amole, com esse papo de Covid

Não tá vendo, não aguento, eu só quero sair.

Eu só quero sair, só quero é sair.”

 

A aluna Nicolly Bruna Mendes de Paula fez uma paródia e gravou um videoclipe da música “O Juliana o que tu quer de mim” – MC Niack.

“Esse é o Covid-19 que surgiu para incomodar

Eu sei que você quer me ver bem “malzão”, 

Mas eu te conheço como o tal do vírus que mata de montão.

Espalhado pelo mundo eu sei qual é sua intenção,

Deixar todo mundo ansioso e alguns com depressão.

Ô Coroninha, o que tu quer de mim? Já falei que eu uso máscara e não caio no seu papinho.

Ô Coroninha, o que tu quer de mim? Já falei que eu uso álcool e não caio no seu papinho.

Tô higienizada, porque essa doença não para não.

Pode acreditar, se prepara, que isso logo vai passar.” 

 

Equipe 5º ano