Notícias

A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para que a criança se sinta confortável, é fundamental que se estabeleça uma rotina sobre o que irá acontecer.

A rotina, quando visível para as crianças, traz uma sensação de segurança. Essa é a maneira de oferecer a elas um ambiente estável e tranquilo para que possam aprender de forma construtiva, formando uma personalidade confiante e consciente. Pensando nisso, todos os dias, no início da tarde, organizamos junto às crianças a nossa rotina do dia. Assim, com elas montando a rotina, fica mais claro o que irão realizar no dia.

Um dos momentos que acontece em nossa rotina é o momento do pátio, onde as crianças brincam e interagem com outras crianças e adultos. Ao final do pátio, toca-se uma música da Rede Salesiana de Escolas, sinalizando que as crianças devem se organizar na área coberta para o momento de acolhida, na qual fazemos cantorias, oração e cantamos parabéns para os aniversariantes. Após essa acolhida, nos dirigimos para a sala de referência, onde higienizamos as mãos e nos organizamos para o lanche e para dar continuidade na rotina do dia. Outro momento que as crianças marcam durante a rotina são os momentos que antecedem o parque e aulas de especialistas. Elas sabem qual o dia da aula de inglês, o dia do brinquedo de casa, momento no parque e outros. Elas chegam à escola e já perguntam para confirmação. Como esses momentos acontecem diariamente, as crianças se habituam e se apropriam dessa rotina espontaneamente.

Seguimos disponíveis e atentos para apoiar nossas crianças na construção de uma aprendizagem significativa e valiosa.

 

Professora Kamila Alves de Queiroz - Infantil 1

A ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (8 Fotos)