Notícias

A RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“O abre a roda tindolelê...”

O momento da roda está presente na rotina da Educação Infantil e é de grande valia, pois promove a integração do grupo e contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças. É nessa organização que os pequenos compartilham experiências, escutam histórias, cantam músicas, expressam sentimentos e aprendem a respeitar a vez do outro.

A roda favorece o diálogo, a escuta ativa e o senso de pertencimento, fortalecendo os vínculos afetivos entre as crianças e com o professor. Além de ser um momento de acolhimento e troca, a roda também tem papel fundamental na organização da rotina e na construção da autonomia. Ao participarem ativamente das conversas e decisões, as crianças sentem-se valorizadas e desenvolvem habilidades como a linguagem oral, o pensamento crítico e o respeito mútuo.

Na nossa escola, temos variadas propostas para esse momento tão significativo e em diferentes espaços. Realizamos rodas no início das atividades, rodas para que as crianças relatem como foi o final de semana, para compartilhar as tarefas de casa feitas com a família, para dividir descobertas importantes, para organizar o dia ou refletir sobre vivências anteriores. São propostas ricas, planejadas ou espontâneas, que só ampliam o repertório das crianças e fortalecem o processo de aprendizagem de forma leve, afetiva e significativa.

Mais do que um simples momento de conversa, a roda é um espaço potente de construção coletiva, escuta e acolhimento, onde cada criança tem voz, vez e lugar.

 

Professora Letícia Carvalho e

Rose Nunes (Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil)

 

📸 Fotos: Hellen, Jéssica, Kamila e Monaliza

A RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (10 Fotos)