O Infantil 2 embarcou no 4° Giro: “Dançar e brincar é só começar!” em uma jornada de descobertas para explorar um fenômeno natural que, embora invisível, está presente em nosso dia a dia: o vento. Por meio de diferentes vivências, as crianças foram convidadas a observar seus efeitos, perceber como ele movimenta os elementos da natureza e experimentar, de forma lúdica, as sensações que provoca no corpo.
Em um passeio pelos espaços externos da escola, os pequenos investigaram as folhas, árvores e flores, observando de perto seus movimentos. Perguntas como “O que faz as folhas se mexerem?” e “Será que o vento sempre sopra do mesmo jeito?” estimularam a curiosidade e a construção de hipóteses. Além da observação, brincadeiras como soltar bolhas de sabão, brincar com cata-ventos, manusear bexigas e pintar soprando tinta com canudos ajudaram as crianças a perceberem que, embora não possamos ver o vento, podemos sentir e observar suas manifestações.
A proposta teve como objetivo estimular a observação e a investigação, permitindo que as crianças percebessem diferentes formas de interação entre o vento e os elementos do ambiente. Também buscou desenvolver a percepção sensorial e corporal, ao sentir o vento nos cabelos, na pele e no movimento dos objetos, além de ampliar a imaginação e a criatividade por meio das brincadeiras e experiências artísticas. Outro aspecto importante foi o favorecimento da coordenação motora, explorado em atividades como as bolhas de sabão e a pintura com canudos, bem como a valorização do trabalho coletivo, em que as crianças puderam compartilhar hipóteses, trocar ideias e viver momentos de partilha em grupo.
Essas experiências mostraram às crianças que o vento pode ser percebido de muitas formas e que, na natureza, pequenos detalhes podem se transformar em grandes descobertas. Ao brincar, observar e experimentar, elas construíram novos conhecimentos e desenvolveram uma postura investigativa diante do mundo que as cerca.
Mais do que aprender sobre um fenômeno natural, o Infantil 2 descobriu que a curiosidade é o primeiro passo para novas aprendizagens e que a riqueza está em perceber a beleza das pequenas coisas, como o balançar de uma folha ou o dançar de uma bolha de sabão.
Professora Hellen Crystina de Souza
📸 Fotos: Hellen, Jéssica, Júlia, Letícia e Monaliza