Os cilindros vazados oferecem uma infinidade de oportunidades para o desenvolvimento infantil, especialmente quando organizados de maneira intencional em ambientes de aprendizagem.
Nos contextos preparados para as crianças do Maternal 2, o cilindro foi o elemento-chave. Outros elementos complementares, como bolas coloridas, argolas, gravetos, CDs e uma mesa espelhada, também foram introduzidos no espaço, incentivando as crianças a explorarem de forma criativa e investigativa.
O formato dos cilindros vazados convida as crianças a testar como diferentes objetos interagem com os espaços. Observamos as crianças compartilhando os objetos e explorando-os de diversas maneiras. Elas experimentaram passar gravetos pelos espaços vazados, testaram colocar os braços nos cilindros, fazendo de conta que eram robôs, o que deu um novo significado ao objeto. Equilibraram bolas em cima dos cilindros e realizaram contagens dos elementos. Criaram bonecos gigantes ao encaixar vários cilindros, brincando e comparando suas construções com o próprio tamanho. Testaram também assoprar os cilindros para tentar derrubá-los.
Foi um momento rico e divertido, pois as crianças tiveram a liberdade de explorar e criar conforme sua imaginação. Esse tipo de prática demonstra como objetos simples podem ser potentes catalisadores de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
Professora Lígia Paula Silva
📸 Fotos: Lígia Paula e Jéssica Souza