Notícias

LOUCOS OU ESQUECIDOS? A HISTÓRIA DE BARBACENA

Exposição organizada por alunos do Itinerário Formativo Cidadania Global retrata os estigmas, negligências e injustiças que sofreram os pacientes internados como loucos em Barbacena.

Hoje, 21/11/24, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, do Itinerário Formativo Cidadania Global, organizaram uma exposição para compartilhar as pesquisas e estudos feitos ao longo do semestre.

A galeria foi montada na área coberta da escola e baseou-se no livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex, no documentário homônimo, na produção audiovisual Em nome da Razão e no Museu da Loucura (local que mantém a memória do que ocorreu no hospital colônia em Barbacena).

Ao relembrar os 60 mil mortos no hospital colônia, os estudantes discutem os estigmas, negligências e injustiças que sofreram os pacientes que eram internados como loucos e excluídos socialmente, dentre eles homens, mulheres e crianças.

Cada instalação contou com uma abordagem escolhida pelos estudantes, dentre as abordagens, podemos citar: produção de jornal, projeção de imagens reais, maquete, música, cartazes sobre Nise da Silveira e cartas.

Estudantes de outras turmas foram convidados a participar e ouvir as explicações na galeria.

Foi um momento de troca de conhecimentos e disseminação das pesquisas realizadas.

 

Professora Júlia Furtado de Almeida

 

📸 Fotos: Equipe de Comunicação e Marketing

LOUCOS OU ESQUECIDOS? A HISTÓRIA DE BARBACENA (24 Fotos)