Aprender não é uma linha reta, é um caminho cheio de pausas, retomadas e descobertas. E é justamente nesses momentos de pausa e reflexão que grandes avanços acontecem, especialmente quando estamos aprendendo uma nova língua.
Durante as aulas de inglês com as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, temos valorizado não apenas o conteúdo, mas também o processo de aprendizagem. Incentivamos os alunos a identificarem quando é hora de parar, respirar e retomar com mais atenção. Essa percepção do próprio ritmo fortalece a autonomia, tão importante no aprendizado de qualquer idioma.
Ao se depararem com um desafio — seja uma nova palavra, a compreensão de uma instrução ou a realização de uma atividade — os estudantes são encorajados a voltar ao próprio material, reler anotações, rever imagens, escutar novamente e tentar resolver antes de pedir ajuda. Quando necessário, contam também com o apoio dos colegas, criando uma rede de cooperação que enriquece a experiência de todos.
Essas atitudes — como procurar uma palavra no glossário, observar exemplos anteriores, perguntar a um colega como ele resolveu — mostram que os alunos estão aprendendo a aprender. E no estudo do inglês, isso é essencial, uma vez que a língua se constrói com tentativa, prática e persistência.
Mais do que decorar vocabulário, queremos que nossos alunos desenvolvam a curiosidade, a autonomia e o prazer em explorar um novo idioma. Ao promover esse tipo de postura, favorecemos não só a aquisição da língua, mas também habilidades como concentração, responsabilidade e trabalho em equipe.
Confira nas imagens como esses momentos de pausa, retomada e superação estão transformando o aprendizado de inglês nas turmas do 2º ano!
Professora Gisele da Cruz Rosa – 2º ano A, B, C, D e E
📸 Fotos: Gisele da Cruz