Na Educação Infantil, a escrita acontece de forma natural, inserida em diferentes momentos da rotina. Seja no registro de uma brincadeira, no reconhecimento do próprio nome, na observação de listas e cartazes ou na produção de um bilhete coletivo, as crianças entram em contato com o mundo letrado em situações reais e cheias de significado.
Nosso objetivo é apresentar a função da escrita a partir do cotidiano das crianças, mostrando que ela serve para comunicar, organizar, registrar e expressar sentimentos e ideias. Assim, a escrita deixa de ser uma atividade isolada para se tornar uma prática social, que desperta curiosidade, interesse e sentido.
Apoiados em autoras como Emilia Ferreiro, compreendemos que a criança formula hipóteses sobre a língua escrita muito antes de dominar o sistema alfabético. Por isso, proporcionar experiências variadas e contextualizadas é essencial para que avancem em suas descobertas, ampliando a compreensão sobre a função social da escrita.
Mais do que aprender a escrever, as crianças aprendem a atribuir significado à escrita, percebendo que ela faz parte da vida e está presente em seus cotidianos, seja em uma lista de compras, o registro de uma pesquisa na escola, uma carta para um amigo, em um convite de aniversário ou na marcação do calendário da turma.
Rose Nunes
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
📸 Fotos: Ana Carolina, Isabela e Jéssica