Projetos Interdisciplinares - Educação Infantil

MOSTRA DE PROJETOS

A mostra pedagógica vem sendo realizada na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental do Instituto Teresa Valse a mais de sete anos com o objetivo de integrar toda a comunidade escolar, sendo considerada uma atividade que envolve aprendizagem, participação, integração, comportamento e espírito de transformação social. Também, oportuniza que alunos e professores possam mostrar à comunidade escolar os projetos com enfoque interdisciplinar, desenvolvidos ao longo do ano letivo, proporcionando aos alunos a oportunidade de exporem sua criatividade, as habilidades, a imaginação, a investigação e a valorização da atitude científica e tecnológica.

Ela é realizada anualmente com todas as crianças da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental do Instituto Teresa Valse e é um importante trabalho desenvolvido onde algumas das atividades de projetos significativos trabalhados são expostos em um momento de muita interação. Cada turma escolhe os seus projetos e o apresenta para toda comunidade educativa.

A variedade de projetos apresentados demonstra o interesse de cada turma, contemplando o protagonismo, a curiosidade e profundidade pertinentes a cada faixa etária. Nesse sentido os dados e informações, em sua maioria, indicam que trabalhar com base num enfoque interdisciplinar, facilita a atuação com uma conotação mais globalizada dos conteúdos, ou seja, menos fragmentada, além de se constituir em “mais um dos indicadores que sustentam a esperança de mudança” (BORDAS apud SARTORI, 2009, p. 75).

A mostra é um momento muito significativo para as crianças, pois é através da apresentação dos projetos desenvolvidos podemos validar o trabalho realizado em sala de aula e o desenvolvimento dos alunos bem como suas vivências.

Os projetos são realizados de forma interdisciplinar e estão inseridos na proposta pedagógica da rede salesiana, sendo fundamentais para a aprendizagem das crianças. A parceria entre família e escola tornou essa atividade ainda mais significativa para o aprendizado, além de fortalecer os vínculos afetivos na trajetória educativa de nossos alunos.

Acredita-se que participando de um projeto de trabalho, as crianças vivenciam um processo de pesquisa que tem sentido para elas, porque podem participar ativamente do processo de produção do conhecimento que vai além do currículo básico. Desse modo, a mostra pedagógica contribui para ensinar a criança a aprender, já que esta oportuniza a aprendizagem por descoberta, o que é altamente positivo, principalmente quando parte daquilo que lhes interessa, que causa lhes curiosidade, que desafia a criança.

 

Habilidades e competências a serem desenvolvidas:

    • Promover o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania no Instituto Teresa Valse;
    • Realizar uma atividade integrada e interdisciplinar;
    • Valorizar a arte e a cultura dentro do contexto educacional através das diversas linguagens artísticas;
    • Incentivar a pesquisa, a criatividade, a autonomia e a liderança através do trabalho colaborativo;
    • Priorizar os projetos culturais produzidos pelos jovens garantindo a sua participação de forma organizada;
    • Trabalhar a arte e a cultura como grandes propulsoras do desenvolvimento social da criação e da orientação sociocultural;

 

Referência Bibliográfica

SARTORI, Jerônimo. Formação do professor em serviço: da (re) construção teórica e da ressignificação da prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009

 

CIRANDA LITERÁRIA

Entendendo a importância de desenvolver o gosto pela leitura desde cedo criamos este projeto. A ciranda literária é um rodízio de livros de literatura que acontece ao longo do ano.

São escolhidos pela escola, uma lista de livros interessantes para cada turma e elegemos um título para cada criança adquirir.

De posse de títulos diferentes, realizamos as trocas entre os alunos, com o objetivo de ampliar o contato da criança com o universo de livros variados, realizando uma leitura compartilhada.

Desta forma, promovemos através da troca de livros, um maior número de leituras possíveis, ampliando o contato com diversas histórias, criando um hábito saudável e levando a um encantamento pelo mundo mágico da leitura.

Asseguramos que cada criança ao adiquirir um livro semestralmente, irá ter o acesso à leitura de mais de 20 títulos por semestre o que proporciona a ampliação do olhar acerca da diversidade de possibilidades literárias e estéticas pelas crianças.

Cada título levado para a casa pela criança é acompanhado de sua ficha literária na qual serão realizados registros pertinentes à história lida.

No decorrer do desenvolvimento do projeto as crianças produzem um livro onde serão anexadas as atividades realizadas. Ao final do projeto é entregue a cada aluno um certificado de participação e uma medalha de “Bom Leitor” como estímulo à continuidade da prática da leitura. Por meio do projeto é dado à literatura um caráter lúdico e ser desenvolvida a ideia de que a leitura é capaz de transportar as pessoas a lugares e espaços e tempos inimagináveis.

 

Habilidades e competências a serem desenvolvidas:

    • Ampliar o repertório de palavras usadas para se comunicar;
    • Incentivar a prática de leitura;
    • Acompanhar a leitura feita pelo adulto e comentá-la, levando em conta aspectos descritos nas histórias;
    • Ampliar a aproximação entre os alunos e o mundo da produção literária;
    • Fomentar o gosto pela leitura por meio da indicação dos livros.
    • Incitar a produção de resenhas (fichas literárias) de sugestões de leituras, para serem socializadas entre os participantes;
    • Favorecer a ampliação do repertório literário dos alunos;
    • Propiciar o compartilhamento de experiências leitoras;
    • Motivar os alunos para o confronto de interpretações diversas e de argumentações sobre seu ponto de vista;
    • Incentivar a participação em discussões sobre as leituras realizadas, considerando o ponto de vista dos demais participantes e utilizando as questões trazidas por eles para rever suas próprias impressões acerca de temas abordados nas obras lidas.

 

PROJETO “CONTOS DE FADAS”

Os contos de fadas despertam muito fascínio e curiosidade nas crianças, porque, além do encantamento das histórias, as tramas contribuem para que elas entendam melhor o mundo em que vivem, por meio da “viagem” a outros universos possíveis e imaginários. Essa é uma das razões pelas quais este projeto, desenvolvido com o 1º ano do Ensino Fundamental, vem explorando os contos de fadas.

Este projeto é desenvolvido no espaço da biblioteca Monteiro Lobato e durante todo o ano, semanalmente, as crianças elegem um conto para ser lido coletivamente. Pretende-se que por meio desse projeto que os alunos se familiarizem e conheçam as características e estrutura do gênero conto no intuito de trabalhar a oralidade, melhorar a dicção, a pronúncia das palavras e trabalhar no sentido de melhorar a timidez daqueles alunos que tem dificuldades em se expressar diante de outros colegas.

Ao final do ano, as crianças elegem um dos contos lidos para apresentarem um musical para as famílias e contarem das suas experiências vividas com o projeto ao longo do ano no espaço da biblioteca da escola.

Este trabalho proporciona às crianças vivências diversas no espaço da biblioteca para que a percebam como um espaço de múltiplas experiências e que vai muito além do empréstimo de livros, desenvolvendo nas crianças a percepção das imensas possibilidades de que dispõe um ambiente como a biblioteca e o que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.

 

Habilidades e competências a serem desenvolvidas:

    • Antecipar, prever fatos ou conteúdo do texto utilizando o conhecimento já existente para facilitar a compreensão.
    • Analisar a estruturatextual e auxiliar os alunos a aprenderem a usar as características dos textos, como cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema, como um procedimento auxiliar para compreensão e recordação do conteúdo lido.
    • Auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das muitas palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo.
    • Realizar a análise global do texto (da capa, do título, dos tópicos e das imagens).
    • Compreender a mensagem passada pelo texto.