PROJETOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL II EM 2021
Os educadores do Fundamental II do Instituto Teresa Valsé propuseram uma série de ações para apresentar, despertar e promover a participação e envolvimento dos nossos educandos no movimento tão bonito e transformador social proposto pelo Pacto Educativo Global.
O Pacto Educativo Global é uma proposta para que instituições, igrejas, governos e todas as pessoas no mundo priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformação da sociedade.
E, claro, nós não poderíamos ficar de fora desse chamado! Mesmo porque aqui, educação é coisa do coração, e a formação humanística e cidadã sempre foram nossos referenciais.
Com esse projeto, pensamos em refletir, junto aos alunos, uma cultura ecológica e, ao mesmo tempo, promover uma educação para a paz, com respeito às diferenças, numa metodologia fundamentada na educomunicação. Além disso, queremos despertar nossos educandos para o cuidado com o planeta e com uma casa comum bem mais fraterna, permeada de amor e justiça social.
Todo o segmento do Fundamental II está envolvido nesse projeto para consolidar o Pacto Educativo Global.
O tema norteador para todas as séries é a Sustentabilidade, de acordo com os eixos abaixo:
6º ANO - ECOLOGIA INTEGRAL
- Apresentar possibilidades pedagógicas e metodológicas que estimulem o pensar, o ensinar e o agir sustentáveis.
- Incentivar as práticas sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades, bem como contribuir para o equilíbrio ambiental.
- Incentivar o descarte correto do lixo, sua separação para a reciclagem e reforçar a compreensão da reutilização.
- Compreender a urgência de pensar em práticas de sustentabilidade que promovam a reciclagem e reutilização do lixo.
- Produzir o sabão caseiro a partir do óleo usado em frituras, exemplo prático de reciclagem, preservação ambiental e economia.
- Promover ações de reflorestamento e reaproveitamento de materiais recicláveis.
- Montar um vaso de planta coletivamente, e, para isso, usar mudas dos vegetais, incentivando a partilha, trabalho em equipe.
- Conscientizar estudantes, famílias e educadores de seu papel na história, especialmente com relação às suas escolhas pessoais de consumo.
- Reutilizar cadernos que ainda possuem folhas em branco, estimulando a utilização do que iria para o lixo.
- Pesquisar e produzir a história das sementes de árvores da região e do Brasil, a fim de criar um elo entre o aluno e a planta destinada a ele.
- Identificar as relações ecológicas que essas árvores desempenham no ambiente natural.
- Promover a participação e conscientização das famílias sobre o plantio de árvores; bem como da comunidade escolar.
- Propiciar o plantio das sementes de cada aluno junto às suas famílias; assim como realizar uma ação coletiva nas áreas queimadas da cidade.
7º ANO - DIREITO À EDUCAÇÃO – TECNOLOGIA E DESIGUALDADE SOCIAL
- Instigar a pensar sobre a filosofia Ubuntu e colocar em prática a ideia de que nos humanizamos por meio dos demais.
- Levar os alunos a uma consciência coletiva e reflexiva por meio da literatura e através de palestras, lives e aulões interdisciplinares sobre diversos temas, ligados à proposta do Pacto.
- Pesquisar sobre a evolução das tecnologias através do tempo e dentro da família, com a finalidade de compreender como as relações foram modificadas ao longo dos tempos.
- Propiciar dados e pesquisas sobre os impactos da tecnologia, mídias sociais sobre a educação, tanto a disparidade entre o acesso, bem como as influências sobre a concentração, as interações que alimentam a racionalidade calculada, instrumental, tecnicista (daquela do como), e não a racionalidade que responde ao sentido profundo das coisas e da vida (daquela do porquê).
- Promover debates sobre a pesquisa com a família e os dados apresentados.
8º ANO - EDUCAÇÃO PARA A PAZ
- Despertar a conscientização para uma cultura da paz que promova a ação correta, a verdade, o amor, não-violência e a paz.
- Reconhecer as religiões como caminhos importantes para a prevenção das drogas e recuperação dos dependentes químicos.
- Recolher caixinhas Tetra Park para a confecção de Mantas térmicas.
- Elaborar um jornal como forma de consolidação dos gêneros midiáticos, a partir de eventos que estão ocorrendo no ITV.
9º ANO - SOLIDARIEDADE E DIREITO À EDUCAÇÃO
- Despertar o olhar e a sensibilidade para uma cultura de cuidado e valorização da vida e da pessoa.
- Suscitar no educando o comprometimento com o outro, o nosso irmão em Cristo, que, por vezes, se encontra em conflitos sobre a sua identidade e seu sentido de existir.
- Levar os educandos para o campo das ações, promovendo campanhas de divulgação do Pacto Educativo nas redes sociais por meio de vídeos roteirizados e produzidos pelos próprios estudantes.
- Estimular e transcender o protagonismo individual em protagonismo social, a fim de que cada educando entenda a sua responsabilidade na defesa da vida humana, seja por meio das ações seja por meio do exemplo.
- Elaborar um e-book com os objetos de conhecimento das diferentes áreas do saber, desenvolvidas pelos nossos docentes ao longo de todo ano letivo.