Projetos Interdisciplinares Ensino Fundamental II

PROJETOS INTERDISCIPLINARES DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL II EM 2021

 

Os educadores do Fundamental II do Instituto Teresa Valsé propuseram uma série de ações para apresentar, despertar e promover a participação e envolvimento dos nossos educandos no movimento tão bonito e transformador social proposto pelo Pacto Educativo Global.

O Pacto Educativo Global é uma proposta para que instituições, igrejas, governos e todas as pessoas no mundo priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformação da sociedade.

E, claro, nós não poderíamos ficar de fora desse chamado! Mesmo porque aqui, educação é coisa do coração, e a formação humanística e cidadã sempre foram nossos referenciais.    

Com esse projeto, pensamos em refletir, junto aos alunos, uma cultura ecológica e, ao mesmo tempo, promover uma educação para a paz, com respeito às diferenças, numa metodologia fundamentada na educomunicação. Além disso, queremos despertar nossos educandos para o cuidado com o planeta e com uma casa comum bem mais fraterna, permeada de amor e justiça social.

Todo o segmento do Fundamental II está envolvido nesse projeto para consolidar o Pacto Educativo Global.

O tema norteador para todas as séries é a Sustentabilidade, de acordo com os eixos abaixo:

 

6º ANO - ECOLOGIA INTEGRAL

  • Apresentar possibilidades pedagógicas e metodológicas que estimulem o pensar, o ensinar e o agir sustentáveis.
  • Incentivar as práticas sustentáveis para melhorar a qualidade de vida dos habitantes das cidades, bem como contribuir para o equilíbrio ambiental.
  • Incentivar o descarte correto do lixo, sua separação para a reciclagem e reforçar a compreensão da reutilização.
  • Compreender a urgência de pensar em práticas de sustentabilidade que promovam a reciclagem e reutilização do lixo.
  • Produzir o sabão caseiro a partir do óleo usado em frituras, exemplo prático de reciclagem, preservação ambiental e economia.
  • Promover ações de reflorestamento e reaproveitamento de materiais recicláveis.
  • Montar um vaso de planta coletivamente, e, para isso, usar mudas dos vegetais, incentivando a partilha, trabalho em equipe. 
  • Conscientizar estudantes, famílias e educadores de seu papel na história, especialmente com relação às suas escolhas pessoais de consumo.
  • Reutilizar cadernos que ainda possuem folhas em branco, estimulando a utilização do que iria para o lixo.
  • Pesquisar e produzir a história das sementes de árvores da região e do Brasil, a fim de criar um elo entre o aluno e a planta destinada a ele.
  • Identificar as relações ecológicas que essas árvores desempenham no ambiente natural.
  • Promover a participação e conscientização das famílias sobre o plantio de árvores; bem como da comunidade escolar.
  • Propiciar o plantio das sementes de cada aluno junto às suas famílias; assim como realizar uma ação coletiva nas áreas queimadas da cidade.

 

7º ANO - DIREITO À EDUCAÇÃO – TECNOLOGIA E DESIGUALDADE SOCIAL

  • Instigar a pensar sobre a filosofia Ubuntu e colocar em prática a ideia de que nos humanizamos por meio dos demais.
  • Levar os alunos a uma consciência coletiva e reflexiva por meio da literatura e através de palestras, lives e aulões interdisciplinares sobre diversos temas, ligados à proposta do Pacto.
  • Pesquisar sobre a evolução das tecnologias através do tempo e dentro da família, com a finalidade de compreender como as relações foram modificadas ao longo dos tempos.
  • Propiciar dados e pesquisas sobre os impactos da tecnologia, mídias sociais sobre a educação, tanto a disparidade entre o acesso, bem como as influências sobre a concentração, as interações que alimentam a racionalidade calculada, instrumental, tecnicista (daquela do como), e não a racionalidade que responde ao sentido profundo das coisas e da vida (daquela do porquê).
  • Promover debates sobre a pesquisa com a família e os dados apresentados.

 

8º ANO - EDUCAÇÃO PARA A PAZ

  • Despertar a conscientização para uma cultura da paz que promova a ação correta, a verdade, o amor, não-violência e a paz.
  • Reconhecer as religiões como caminhos importantes para a prevenção das drogas e recuperação dos dependentes químicos.
  • Recolher caixinhas Tetra Park para a confecção de Mantas térmicas.
  • Elaborar um jornal como forma de consolidação dos gêneros midiáticos, a partir de eventos que estão ocorrendo no ITV.

 

9º ANO - SOLIDARIEDADE E DIREITO À EDUCAÇÃO

  • Despertar o olhar e a sensibilidade para uma cultura de cuidado e valorização da vida e da pessoa.
  • Suscitar no educando o comprometimento com o outro, o nosso irmão em Cristo, que, por vezes, se encontra em conflitos sobre a sua identidade e seu sentido de existir.
  • Levar os educandos para o campo das ações, promovendo campanhas de divulgação do Pacto Educativo nas redes sociais por meio de vídeos roteirizados e produzidos pelos próprios estudantes.
  • Estimular e transcender o protagonismo individual em protagonismo social, a fim de que cada educando entenda a sua responsabilidade na defesa da vida humana, seja por meio das ações seja por meio do exemplo.
  • Elaborar um e-book com os objetos de conhecimento das diferentes áreas do saber, desenvolvidas pelos nossos docentes ao longo de todo ano letivo.